Após um processo seletivo de entrevistas Grimshaw, em parceria com o Nordic Office of Architecture, foi selecionado pelo consórcio turco entre Cengiz, Mapa, Limak, Kolin e Kalyon para projetar o complexo aéreo do Novo Aeroporto de Istambul.
Localizado na costa do Mar Negro, a cerca de 35 km de Istambul, o ambicioso empreendimento aéreo, cujo planejamento está a cargo da Arup, será construído em quatro etapas. A primeira fase será inaugurada em 2019 e pretende servir 90 milhões de passageiros por ano. Quando concluído, o projeto aumentará em 150 milhões o número de passageiros anuais. O novo aeroporto incluirá o maior terminal aéreo do mundo, com área total próxima a um milhão de metros quadrados.
Este não é o primeiro contato de Grimshaw com a aviação. Além de sua impressionante lista de comissões para aeroportos, que inclui o Aeroporto de Pulkovo, na Rússia, atualmente em construção em São Petersburgo, Grimshaw também ofereceu a Londres uma solução para os problemas relacionados à capacidade de seus aeroportos.
Via Grimshaw